Como se alongar pode ser benéfico para o corpo?
Nossos músculos são como pequenos elásticos. Se movimentam conforme nos mexemos e precisam ser frequentemente exercitados para que não “arrebentem” em situações de muito esforço físico e pouco preparo. É aí que o alongamento entra, promovendo exatamente a flexibilização necessária.
Além de reduzirem as tensões musculares, deixando nosso corpo pronto para realizar qualquer atividade física, os alongamentos também ativam a circulação sanguínea e permitirem maior capacidade nos movimentos. Por isso é importante realizá-los antes de fazer qualquer esforço físico, viu?
Dr. Marcelo Ferreira, cardiologista da FUABC, especializado em Medicina Esportiva, afirma que realizar os alongamentos corretamente favorece para o relaxamento muscular e aumenta a consciência corporal. Até porque eles também podem te preparar para encarar as atividades diárias, como lavar a louça, varrer a casa, subir e descer escadas etc.
O alongamento é tão importante que o próprio corpo pede para que você se estique um pouco. Por exemplo, assim que acordamos ou ficamos muito tempo sentados em uma posição só, o impulso natural de espreguiçar é muito forte e assim que o faz, você se sente relaxado.
Ajudar com a postura, previnir lesões e dores musculares e até as cólicas menstruais também são alguns dos benefícios que podem ser alcançados com alongamentos, segundo os especialistas.
Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade. A única diferença é a intensidade com que esses exercícios são realizados.
O alongamento não é sinônimo de competição, então tenha calma e cuidado ao realizá-los. Nada de movimentos bruscos.
Se nos esticarmos no mínimo 30 segundos por dia já será suficiente para ajudar na extensibilidade muscular e flexibilidade de jovens e adultos. Para aqueles com 65 anos ou mais o alongamento deve ser mantido por 60 segundos, com menor intensidade.
Alongar-se é muito útil e obrigatório na hora de praticar qualquer atividade física. O futebol americano, por exemplo, é um esporte de extremo contato, onde você corre, pula e movimenta cada parte do seu corpo.
Você pode ler mais sobre o esporte em: https://www.hirudoid.com.br/dicas-de-esportes/futebol-americano-esporte-de-quem-tem-coragem/
Antes de mais nada, vá ao médico e veja se está apto para realizar qualquer atividade física. O acompanhamento de um profissional de educação física pode também trazer grandes benefícios a você, evitando lesões.
Hirudoid® reduz os hematomas, diminuindo a inflamação e aliviando a dor.
Referência:
1. Bula do Hirudoid®.
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/10/alongamento-previne-lesoes-melhor-aquecer-antes-de-treinar-tire-duvidas.html
www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/alongamento-treino-para-prevenir-lesoes/
www.ativo.com/fitness/treinamento-fitness/exercicios-de-fortalecimento-para-evitar-lesoes/
https://periodicos.pucpr.br/index.php/fisio/article/view/19453/18793
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/viewFile/75301/78811
http://www.abcdoabc.com.br/santo-andre/noticia/aquecimento-alongamento-previnem-lesoes-durante-atividade-fisica-16964
www.ciaathletica.com.br/blog/a-cia-athletica/modalidades/a-importancia-do-alongamento-flex-circuit/
http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=dicas_mat&url_id=208
http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/imp_alongamentos.htm