O inverno começou oficialmente dia 21 de junho e, com ele, os resfriados e outras doenças respiratórias que proliferam entre a população. Crianças e idosos são os que mais sofrem desses problemas, já que possuem um sistema imunológico mais frágil e ficam mais suscetíveis aos vírus e bactérias presentes no ar.
Até os dois anos de idade, o sistema imunológico das crianças está em formação, e isso torna seu organismo um alvo fácil para as doenças do inverno. Por isso, nessa idade, é importante procurar um médico quando uma gripe ou resfriado aparecer. Evite também lugares fechados e com aglomeração de pessoas, pois a chance de contaminação é maior1.
O aleitamento materno é uma grande fonte de anticorpos e ajuda na formação do sistema imunológico dos bebês. Por isso a recomendação de evitar leites industrializados pelo menos até o sexto mês de vida da criança1.
Veja abaixo mais algumas dicas que vão ajudar a manter os pequenos longe das gripes e resfriados:
– fique de olho na carteirinha de vacinação: vacinas em dia evitam contágio de doenças graves. Se possível, procure também aplicar a vacina da gripe, disponível nos postos de saúde próximo ao início do inverno2;
– evite fumar em locais próximos às crianças, pois a fumaça é tóxica e causa irritação nas vias respiratórias2;
– caso seu filho apresente sinais de gripe ou outras doenças respiratórias, evite levá-lo à escola para não espalhar os vírus ou bactérias. O repouso em casa também irá ajudá-lo na recuperação2;
– agasalhe bem seu filho, porém não em excesso: o calor excessivo pode fazer a criança transpirar e deixá-la mais exposta ao frio3;
– evite ao máximo o contato de crianças com pessoas gripadas ou resfriadas3;
Com todos esses cuidados, fica mais fácil manter a criançada saudável e longe das doenças do inverno!
Referências bibliográficas:
(1) http://guiadobebe.uol.com.br/cuidado-com-as-doencas-do-inverno/ – Acessado em 26/06/2015.
(2) http://guiadobebe.uol.com.br/criancas-10-dicas-de-como-prevenir-doencas-respiratorias-no-inverno/ – Acessado em 26/06/2015.
(3) http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Cuidados-com-o-recem-nascido/noticia/2013/07/cuidados-com-o-bebe-no-inverno.html – Acessado em 26/06/2015.
(4) http://www.bolsademulher.com/bebe/0-a-1-ano/materia/cuidados-com-o-bebe-no-inverno – Acessado em 26/06/2015.