shutterstock_217888879

Quem tem varizes sabe bem o incômodo físico e estético que esse problema causa. A presença dos vasos aparentes nas pernas constitui um incômodo visual, mas as varizes, nos casos mais graves, podem causar cansaço, dor, inchaço nas pernas e coceira1.

Mas quando a cirurgia é indicada? Mesmo que só visíveis e sem apresentar sintomas físicos, as varizes indicam que poderão ocorrer problemas mais graves no futuro. Assim, é sempre recomendado que o paciente procure um angiologista para verificar a gravidade do problema e indicar (ou não) a cirurgia1.

Existem três tipos de cirurgia de varizes2:
Microcirurgia: retira as varizes menores e não deixa cicatriz;
Cirurgia convencional: promove a retirada das veias safenas, colaterais e perfurantes, e é recomendada na eliminação de varizes maiores;
Cirurgia a laser: o laser é aplicado sobre os vasos sanguíneos, criando calor e eliminando-os.

A cirurgia é um procedimento relativamente simples, não precisando de internação na maioria dos casos. Mas, quando necessária, a internação pode durar apenas um dia3.

Com relação ao pós-operatório, é indicado repouso de 2 a 7 dias após a cirurgia, caminhando apenas dentro de casa. Após 7 dias, recomenda-se pequenas caminhadas fora de casa, e com 2 semanas o paciente já pode voltar às suas atividades normais. Contudo, não é indicada a exposição das pernas ao sol e também levantar peso nos dois primeiros meses após a cirurgia. É importante, nos 6 meses seguintes ao procedimento, a utilização de meias elásticas de compressão durante o dia2.

Se você frequenta academia e realiza outras atividades físicas, pode retomá-las aos poucos, a partir do primeiro mês após o procedimento cirúrgico, mas sempre com a supervisão de seu médico2.

Referências bibliográficas:
1.Dr. Drauzio: Varizes. Disponível em: < http://drauziovarella.com.br/mulher-2/gravidez/varizes-2/ > – Acessado em: 06/02/2015.

2.Tua Saúde: Cirugia de Varizes. Disponível em: < http://www.tuasaude.com/cirurgia-de-varizes/ >.  Acessado em 06/02/2015.

3.Naturale Clínica. Cirurgia Convencional de Varizes. Disponível em: < http://www.angiologista.com/cirurgia_varizes.htm >. – Acessado em 06/02/2015.