Como evitar a queda de idososInstabilidade postural e desequilíbrio, dificuldades visuais, fraqueza muscular, doenças neurológicas (como Parkinson) e uso de medicamentos são alguns problemas que a idade avançada pode trazer às pessoas*, aumentando significativamente a chance de cair, dentro ou fora de casa. É de suma importância que o idoso seja orientado sobre os riscos de quedas e que um médico seja consultado periodicamente, a fim de evitar alguns incômodos.

Mas é possível evitar a queda de idosos?

Dentro de casa é possível. Primeiramente a casa precisa ser bem iluminada. Deve-se estar atento ao tipo de piso, pois pode ser escorregadio ou irregular, e aos objetos no chão, como tapetes, fios, brinquedos, mesas pequenas e animais de estimação. Além do corrimão nas escadas, que é imprescindível para a segurança de todas as pessoas, independente da idade, se o idoso tiver dificuldades para andar, é aconselhável que todos os cômodos tenham barras de apoio, inclusive o banheiro.

É muito importante ficar atento à sola do calçado usado pelo idoso: deve ser emborrachada e antiderrapante. Chinelos de flanela, muito usados por pessoas de idade avançada, podem ser perigosos.  O chão encerado é ainda mais liso, se possível, evite. Os móveis que ficam com as quinas expostas precisam de protetores.

A prática de exercício físico, sempre com orientação de um profissional, melhora o equilíbrio e o movimento das articulações e fortalece a musculatura, principalmente das pernas, diminuindo o risco de quedas. Além disso, telefones e alarmes devem ser colocados em uma altura que possam ser utilizados do chão, caso o idoso caia e precise pedir ajuda***.

No Brasil, 30% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano*; dos acidentes, 70% ocorrem dentro da própria casa** e mais de dois terços dos idosos que sofrem uma queda, caem novamente nos seis meses subseqüentes*.

Referências Bibliográficas:

* http://www.cuidardeidosos.com.br/como-evitar-quedas-nos-idosos/ – Acessado em 21/02/2014

** http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/noticias/como-prevenir-a-queda-em-idosos-144000-1.asp – Acessado em 21/02/2014

*** http://saude.hsw.uol.com.br/quedas-idosos3.htm – Acessado em 21/02/2014