Foto: Sentar com as pernas cruzadas pode aumentar o risco de aparecimento de varizes?Qual mulher que já não se deparou com esta pergunta. Afinal, pernas bonitas e saudáveis é o desejo de todas elas. E a presença de varizes, além de não ter um visual esteticamente positivo, indica complicações na circulação e no retorno sanguíneo no interior das veias*.

Para o angiologista e cirurgião vascular e endovascular, o Dr. Ivanésio Merlo**, sabe-se que o surgimento de varizes nos membros inferiores obedece a um caráter genético e muitas vezes familiar. Algumas maneiras posturais, como ficar de pé por longos períodos, para as pessoas com tendências varicosas, pode ser importante fator desencadeante do processo. Mas não há evidências na correlação entre cruzar as pernas e o surgimento das varizes nas pernas”.

Portanto, movimente-se! Pratique caminhadas, natação ou outras atividades físicas. Elas fazem bem não somente para sua mente, como para seu organismo e para a sua saúde vascular***.

Referências bibliográficas:

* Varizes/SBACV-RJ. Como se formam as varizes. Disponível em: http://www.varizes.org.br/  – Acessado em 10/06/2011

** Varizes online. Pernas cruzadas. Disponível em: http://www.varizesonline.com/index.php?topic=duvida1&idioma=portugues&cd_selecionado=10 – Acessado em 10/06/2011

*** Meia Elástica. Varizes: verdades e mentiras. Disponível em: http://www.meiaelastica.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22:varizes-verdades-e-mentiras&catid=9:orientacoes&Itemid=18 – Acessado em 10/06/2011

O conteúdo deste site é apenas informativo e não substitui, de forma alguma, a orientação médica.