Principais dúvidas sobre varizes e hematomasO uso contínuo de salto alto e depilação pode causar varizes?
Não existe nenhuma relação estabelecida entre a formação de varizes e depilação ou uso de salto alto, assim como não há influência com relação a carregar peso*.

A prática de musculação ou ginástica pode causar varizes?
A ginástica, desde que recomendada pelo médico e acompanhada por professores de educação física, não provoca varizes como também é bastante aconselhável para evitá-las. Quanto à musculação, desde que não seja exagerada, não tem contraindicação*.

A obesidade influencia na formação de varizes?
Sim. O sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias**.

As varizes são um problema genético?
Sim. Um dos fatores que contribuem para o aparecimento das varizes é o histórico familiar. Caso exista uma incidência de varizes na família, sua chance de ter a doença é maior**.

Logo após uma pancada, podemos usar gelo para melhorar um hematoma?
Sim. Aplique gelo sobre o hematoma, para ajudar a reduzir a inflamação. Coloque gelo envolto em um pano e não diretamente sobre a pele, por cerca de 15 minutos***. Este cuidado pode ajudar a melhorar os sintomas mas é sempre aconselhável procurar orientação médica.

Quais são os principais sintomas de um hematoma?
Os principais sintomas são: dor, inchaço e descoloração da pele. O hematoma começa com uma cor rosa avermelhada que pode ser muito sensível ao toque. Com o tempo, o hematoma passa para uma cor azulada, em seguida para amarelo-esverdeado e, finalmente, retorna a cor normal da pele***.

Referências Bibliográficas:

http://www.sbacv.com.br/publico/varizes.php – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Acessado em 25/08/2010

** http://www.varizes.org.br – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do RJ. Acessado em 25/08/2010

*** http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/007213.htm – MEDLINEPLUS – Hematomas.  Acessado em 25/08/2010.