foto: hematomas pos lipoaspiracaoA lipoaspiração é um tipo de cirurgia para reduzir o volume de gordura localizada, devendo ser realizada por um médico especialista, neste caso, um cirurgião plástico.

No pós-operatório, podem ocorrer edemas e manchas na pele, chamadas equimoses (extravasamento de sangue na região logo abaixo da pele).

Por este motivo, os médicos orientam realizar drenagem linfática e aplicar ultrassom a partir de sete dias, para regredir mais rapidamente o inchaço e o endurecimento dessas áreas*.

Deve-se utilizar cinta elástica desde o primeiro dia após a cirurgia até o segundo mês, sempre seguindo as orientações de seu médico.

Com o decorrer dos meses, tendo-se realizado as devidas drenagens linfáticas e os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 6 a 9 meses do pós-operatório**.

Leia também:
Importância do período pós-operatório;
Cuidados pós-doação de sangue.

Referências bibliográficas:

* Intervenção da fisioterapia no tratamento de linfedema: relato de caso. Arq Ciências da Saúde. Unipar; 5(2): 155-9, 2001.

  1. foto: hematomas pos lipoaspiracao**http://www3.cirurgiaplastica.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=136:lipoaspiracao-e-lipoescultura&catid=47:categ-termo-consentimento&itemid=128. Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Acesso em 14/09/2011