Muitos mitos e dúvidas norteiam o assunto “varizes”. Uma das principais dúvidas presentes na vida de homens e mulheres é sobre as verdadeiras causas do aparecimento de varizes. O fator genético deve sempre ser levado em conta, pois o aparecimento de veias tortuosas é condicionado principalmente pela hereditariedade. De um modo geral, pessoas que já nascem com predisposição terão maior risco de apresentar varizes no futuro. Entretanto, as causas não param por aí, uma vez que outras questões podem desencadear o problema, como gravidez, tabagismo, sedentarismo e dietas hipercalóricas*.

A prática de exercícios físicos é sempre bem-vinda para a manutenção de uma vida saudável e equilibrada. No entanto, muitas pessoas associam o aparecimento de varizes com a prática de musculação, por exemplo**.

Segundo especialistas, atividades físicas devem ser praticadas de maneira correta, junto à companhia de um profissional especializado da área, uma vez que a prática incorreta de exercícios é a verdadeira causa do aparecimento de varizes**.

A prática correta de musculação auxilia a circulação, já que muitas veias estão localizadas próximas aos músculos. Ao se contrair, o músculo também contrai as veias que, por sua vez, têm válvulas que permitem a subida do fluxo sanguíneo. Desse modo, músculos enrijecidos são um fator determinante no funcionamento do sistema circulatório**.

Angiologistas alertam que pessoas com histórico familiar de doenças vasculares ou que já possuem alguns vasos varicosos, devem tomar um cuidado redobrado quanto à prática de musculação. Somente após uma avaliação médica sobre as reais condições de saúde dessa pessoa, é que será indicada a melhor modalidade de exercício físico a ser praticada**.

Fica claro, portanto, que a musculação, quando praticada de maneira correta, traz benefícios à circulação dos membros inferiores tanto quanto as demais atividades**.

Leia também:
–  Muay Thai;
Parkour;
Saúde na prática da corrida;

Referências bibliográficas:

* StetiClin. Mitos e verdades sobre as varizes. Disponível em: http://www.steticlin.com.br/mitos-e-verdades-sobre-varizes.asp – Acessado em 11/08/2011

** Sentir Bem. Musculação e Varizes. Disponível em: http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=artigos&id=139&tipo=3 – Acessado em 11/08/2011

*** Manual farmacoterapêutico. Serviço de farmácia. Hospital Samaritano