Obesidade e VarizesO sobrepeso, ou obesidade, é caracterizado pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Provém de aspectos genéticos e comportamentais. O aumento da ingestão de alimentos pouco saudáveis e o sedentarismo estão diretamente ligados ao ganho de peso.

Os obesos têm limitações de movimentos e sobrecarregam a coluna e os membros inferiores, por conta do peso excessivo. A longo prazo, pode apresentar degeneração de articulações, hipertensão arterial, diabetes, além de alguns distúrbios, como o menstrual e a apneia do sono. Esses problemas diminuem significativamente a expectativa de vida do obeso*.

Outro problema causado pelo sobrepeso é a doença varicosa superficial e profunda, conhecida, popularmente, por varizes*. Isso acontece porque o excesso de peso altera intensamente a extensão normal do retorno sanguíneo, envolvendo também a função cardíaca e pulmonar, além de exigir maior esforço dos membros inferiores**.

Manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos, sempre com orientação médica, são as melhores maneiras de evitar varizes em obesos. Além disso, deve-se evitar usar roupas muito justas e ficar muito tempo na mesma posição. Sempre que possível, as pernas devem ficar apoiadas e suspensas, ajudando a ativar a circulação sanguínea.

Referências Bibliográficas:

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303 – Acessado em 21/02/2014

** http://www.tudogeral.com/causas-para-a-aparicao-de-varizes/ – Acessado em 21/02/2014