Principais causas das varizesAs varizes surgem devido às veias que se dilatam e aparecem na superfície da pele, podendo ocorrer em homens e mulheres, surgindo com mais frequência nas pernas*.

Nas mulheres, a probabilidade de surgimento de varizes é maior, devido principalmente, aos hormônios femininos, como a progesterona que favorece a dilatação das veias*. Na gravidez a probabilidade do aparecimento das varizes é maior, pois há um aumento na produção de hormônios e a quantidade de sangue circulante aumenta, portanto, aumenta o trabalho das veias*.

Além do desconforto estético que as varizes causam, existem outros sinais e sintomas que podem estar presentes como: presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele, queimação nas pernas e planta dos pés, inchaços, cansaço ou sensação de fadiga nas pernas, “pernas inquietas” e câimbras.

Entre os fatores que podem levar ao aparecimento de varizes podemos citar: histórico familiar (principal fator), idade, sexo, traumatismos nas pernas, temperatura (cuidado com a exposição excessiva ao calor do sol, das saunas, dos fornos, etc.), tabagismo, sedentarismo, pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal*.

Referências Bibliográficas:

http://www.varizes.org.br – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do RJ. – Acessado em 16/09/2010