Ideias práticas para ajudar a família de seu paciente na adaptação da casa.
Como é comum chegarem no seu consultório parentes trazendo idosos que tiveram quedas em casa, não é mesmo?
A maioria dos acidentes acontecem ali mesmo, onde ele está mais confiante e familiarizado com o ambiente. Para prevenir, pode ser necessário fazer adaptações na casa.
Uma reforma geral é importante, mas, em muitos casos, uma adaptação mais simples já reforça a segurança. Mostre aos seus pacientes estas dicas do que pode ser feito em cada cômodo:
Sala
– Prefira cadeiras e poltronas com braços;
– Sofás não podem ter almofadas muito moles, nem serem muito baixos, porque dificulta a mobilidade;
– Os aparelhos de som e TV devem ter controle remoto e fios presos à parede ou ao móvel. Posicione o telefone em um lugar de fácil acesso.
Cozinha
– As bancadas, pias e armários devem estar ao alcance dos braços evitando que a pessoa tenha que se abaixar ou subir em escada para alcançar objetos. Reorganize a disposição, explicando ao idoso o porquê disso, considerando que, geralmente, não gostam de mudanças.
Escadas
– O ideal é que elas não sejam usadas, mas se não tiver jeito, os corrimãos podem começar um pouco antes das escadas, para dar um apoio adicional. E sinalização do começo e do fim, com faixas fluorescentes no chão, é apropriado;
– Se possível, o quarto, a cozinha e o banheiro devem ficar no piso inferior.
Quarto
– A cama do idoso deve ter um colchão firme para facilitar que se levante;
– Se necessário, devem ser colocadas barras laterais para evitar quedas enquanto o idoso está dormindo;
– Os objetos mais usados pelos idosos como óculos, medicamentos ou telefone, devem estar sempre ao seu alcance.
Banheiro
– A maioria das quedas acontece aqui, o ambiente mais perigoso para o idoso, que geralmente entra sozinho e despreocupado por ser uma área conhecida;
– Tapetes não são seguros, por isso, investir em piso antiderrapante, barras de apoio tanto no box quanto ao lado do vaso sanitário são importantes para dar firmeza à mobilidade;
– Para dar mais conforto e permitir a passagem de cadeira de rodas, as portas do box devem ter largura mínima de 80 cm.
Áreas externas
– Piso antiderrapante em degraus e escadas além de sinalização de desnível ajudam a evitar acidentes;
– Caso possua animais de estimação é aconselhável mantê-los presos para evitar que os idosos se assustem e tropecem.
Depois dessas dicas o seu paciente vai ficar muito mais preparado para evitar as quedas, mas é claro que as adaptações mais sofisticadas dependem das condições financeiras da família e da casa.
Adaptação da casa para o idoso. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/adaptacao-da-casa-para-o-idoso/ > Acesso em: janeiro/2018.
Saiba, cômodo a cômodo, como adaptar a casa para o idoso. Disponível em: < https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/casa-e-decoracao/protecao-da-casa/saiba-comodo-a-comodo-como-adaptar-a-casa-para-o-idoso,e84385f32ec73410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html > Acesso em: janeiro/ 2018.