Saúde na prática da corridaAntes da prática regular da corrida, devemos tomar alguns cuidados para que o momento do exercício seja o mais saudável possível, além de muito prazeroso. Seguem algumas dicas:
– Consulte um médico especialista para uma avaliação clínica antes de iniciar um programa de treinamentos e faça retornos periódicos*;
– Faça exercícios de aquecimento e alongamento antes e após as corridas*;
– Utilize roupas e calçados adequados às características ambientais*;
– Alguns sinais e sintomas mais frequentes devem ser investigados, quando¹: houver algum ferimento na pele (bolhas, escoriações, quedas das unhas); dor frequente ou desproporcional aos esforços; aumento da temperatura local e vermelhidão da pele; limitação de movimento de uma articulação ou sensação de bloqueio; sensação de falseio ou perda de estabilidade de uma articulação; estalidos dolorosos (joelho, tornozelo, quadril); dificuldades na realização de exercícios de alongamento com piora da dor; diminuição de sensibilidade ou da força muscular e cansaço excessivo, tonturas, náuseas, vômitos, desmaios.

No caso de quedas ocasionadas na prática da corrida, existem géis e pomadas anti-inflamatórias que aliviam a dor e diminuem o hematoma que pode surgir devido à força da batida. Procure o seu médico para a indicação do tratamento ideal para o seu caso. O Auto-tratamento com o uso indiscriminado de medicamentos e outras terapias durante os treinamentos e competições sem avaliação prévia por especialista pode mascarar ou até agravar seus sintomas*.

Procure fazer uma integração entre você, seu treinador e os profissionais da área de saúde que venham a acompanhá-lo (médico, fisioterapeuta, nutricionista)*.

Referência bibliográfica:

http://www.nosamamosatletismo.net/Sa%c3%bade/MedicinaEsportiva/tabid/258/ctl/Details/mid/998/ItemID/1032/Default.aspx – Federação Paulista de Atletismo (FPA). Acessado em: 29/10/2010.