Respire fundo, é preciso ser forte.
Se você tem filhos, sabe que as quedas, tropeções, empurrões e pancadas entre crianças são muito frequentes. Seja em casa ou na escola, os pequenos passam a maior parte do tempo correndo pra lá e pra cá, pulando, brincando e caindo dos jeitos mais bobos possíveis. E nessas horas é bem comum que a criança acabe se machucando.
Esses traumas costumam assustar, principalmente quando há sangramentos ou fraturas expostas.
Segundo o Dr. Marcelo Reibscheid (CRM–SP nº: 91275), especialista em pediatria e neonatologia no Hospital e Maternidade São Luiz, o ideal é manter a calma para que a criança se sinta segura e permita que as providências sejam tomadas. Demonstrar que está ali, dando carinho e apoio são elementos imprescindíveis na hora do sufoco.
Quando ocorrer algum acidente grave, leve a criança imediatamente para o hospital. Se precisar chamar a ambulância, veja abaixo os caminhos que pode seguir enquanto aguarda o resgate:
- Respire fundo
Ficar tranquilo e se manter centrado nessas horas depende de você, portanto respire fundo! Os batimentos acelerados e a respiração ofegante são a resposta imediata do corpo quando enfrentamos qualquer tipo de estresse. Respirar fundo e manter a mente vazia ajuda a manter o corpo calmo.
Inspire, respire e logo em seguida, pode agir.
2. Mantenha sua voz calma
Imagine a situação: seu filho acabou de se machucar feio, provavelmente está chorando e gritando por ajuda. Em seguida, você aparece, se desespera e grita de volta. Não tornaria a situação mais difícil?
Uma das maneiras mais fáceis de acalmar os nervos é diminuir a voz e falar com calma. Mostrará que a criança não está sozinha e vai ficar tudo bem.
3. Procure pensar de maneira racional
“Ai minha nossa, meu filho está em apuros! O que eu faço?”
A melhor resposta é: seja racional, não emocional. Por mais que pareça impossível. Em alguns casos, o desespero faz com que não pensemos direito e podemos até prejudicar na intenção de ajudar.
Após o acidente, faça os primeiros socorros e leve a criança ao médico. Se ocorrer alguma fratura ou deslocamento, não tente enfaixar ou colocar o membro no lugar por conta própria. Vá direto para o hospital.
É muito difícil manter a calma quando vemos nossos pequenos machucados, mas esses momentos pedem para que nossas emoções fiquem de lado.
Hirudoid® reduz os hematomas, diminuindo a inflamação e aliviando a dor.
Referência:
Bula do Hirudoid®.
Bueno, M. Como tratar machucados das crianças. Disponível em: < https://www.vix.com/pt/bdm/bebe/3-a-6-anos/materia/como-tratar-machucados-das-criancas >. Acesso em: Fevereiro/2018.
Guia do bebê. Tratando machucados em crianças. Disponível em: < http://guiadobebe.uol.com.br/tratando-machucados-em-criancas/ >. Acesso em: Fevereiro/2018.
Fletcher, L. Psicólogos explicam como se manter calmo durante um conflito. Disponível em: < https://osegredo.com.br/psicologos-explicam-como-se-manter-calmo-durante-um-conflito/ >. Acesso em: Fevereiro/2018.
Baitello, A. 5 dicas para manter a calma em momentos de desespero. Disponível em: < http://clinicadahipnose.com.br/5-dicas-para-manter-a-calma-em-momentos-de-desespero/ >. Acesso em: Fevereiro/2018.