tipos de varizes

Há três tipos de varizes*: veias tronculares (são grossas, saltadas e bem visíveis na pele), veias reticulares (azuladas ou esverdeadas, não são salientes, mas visíveis na pele) e as microvarizes (são os chamados “vasinhos”).
Todos os tipos de varizes devem ser tratados por um médico especialista (angiologista), em ambiente hospitalar ou no consultório.

Leia também: Identificação

Além disso, as varizes podem ser divididas em níveis de complexidade. Primeiramente há as que são consideradas apenas um problema estético, pois são pequenas e finas (microvarizes ou vasinhos). Deve-se ter uma atenção especial, pois, a longo prazo, a situação pode se agravar. Em seguida, há as varizes que são tanto um problema estético como de saúde. Nesse caso, o paciente necessita de tratamento para evitar problemas futuros e o médico deve se preocupar também com a aparência de seu paciente, avaliando as melhores opções de tratamento. Em terceiro lugar há as varizes que, embora não apresentem complicações, são um problema de saúde onde a questão estética não está envolvida, por isso, o médico foca apenas no tratamento. Por último, há as varizes que são um problema de saúde e já apresentam complicações**.

Quais são as complicações de saúde decorrentes de varizes?

Tromboflebites, úlceras de perna, hiperpigmentações, eczema venoso, hemorragias, fibrose, dermatite ocre, infecções, e embolia de pulmão são as complicações mais frequentes decorrentes de varizes**. Quando a varizes já estão no estágio grave, o médico deve se dedicar apenas à doença, deixando de lado a estética, a fim de não causar sérias restrições ao paciente.

Pode ocorrer de as varizes não serem visíveis a olho nu e não apresentarem nenhum sintoma, porém já existirem pequenas alterações microscópicas. Dificilmente o paciente procura ajuda médica nessa fase, pois o problema não evoluirá sem que haja motivos adicionais***.

Leia também:
Como sentar corretamente. 
Musculação pode causar varizes?

Referências Bibliográficas:
* http://www.steticlin.com.br/Quais-os-tipos-de-varizes.asp – Acessado em 21/02/2014
** http://www.angiologista.com/os_tipos_de_varizes.htm – Acessado em 21/02/2014
*** http://www.cuidar.com.br/causas-e-tipos-de-varizes – Acessado em 21/02/2014