Conheça alguns dos sintomas de uma torção.
A entorse, também conhecida como torção, é definida como uma lesão ligamentar, muitas vezes dolorosa, podendo ocorrer a distensão ou rompimento de ligamentos, acometendo toda a circunferência da articulação.
Os ligamentos são responsáveis por conectar os ossos nas articulações e quando lesionados podem interferir na estabilidade e sustentação daquela região. Essa situação faz com que a pele fique quente e avermelhada, com possibilidade da aparição de hematomas logo após.
A maioria das torções são localizadas nos tornozelos. As entorses laterais, as mais comuns, podem ser divididas em três graus: leve, moderada e grave. A diferença é o nível de intensidade nas estruturas lesionadas. No primeiro grau, ocorre o estiramento leve do ligamento, causando pequenas lesões. No segundo grau, a lesão rompe algumas partes do ligamento e no terceiro grau ocorre o rompimento completo.
Alguns dos sintomas da torção podem ser dor, inchaço e hematoma. Podem afetar os dois lados da articulação, dependendo das estruturas acometidas. Esses são os sintomas iniciais.
O tratamento envolve repouso, gelo, compressão e elevação do membro. Você pode aplicar um pano úmido com gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo para 3h nos dias posteriores. Mantenha o pé elevado e, consulte um especialista para avaliar a gravidade da torção e o tratamento mais indicado. É importante que não tente imobilizar a região sozinho.
Já quando a lesão é mais grave, pode haver dificuldade para caminhar ou até mesmo para apoiar o pé no chão. Procure um médico para avaliar cada caso, somente ele poderá determinar se há necessidade de imobilizar a região por tempo variável. Se a lesão for de terceiro grau, provavelmente será necessária a intervenção cirúrgica para reconstrução do ligamento afetado.
Com um tratamento adequado e fisioterapia, na maioria das vezes a recuperação é um sucesso. O que importa é o retorno do movimento normal.
Hirudoid® reduz os hematomas, diminuindo a inflamação e aliviando a dor.
Referência:
Bula do Hirudoid®.
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Entorse de tornozelo. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.55 no.5. São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: Fevereiro/2018.
Ministério da Saúde. Torção de tornozelo. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/185torcao_tornozelo.html Acesso em: Fevereiro/2018.
Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Lesões. Disponível em: http://www.sbrate.com.br/?lesoes&pagina=4&dado_id=73 Acesso em: Fevereiro/2018.
Renstrom AFH, Lynch SA. Lesões ligamentares do tornozelo. Rev Bras Med Esporte, 1999, 5(1):13-23. Disponível em: . Acesso em: Fevereiro/2018.
Tostes, M. O que é entorse do tornozelo?. Disponível em: . Acesso em: Fevereiro/2018.