Reunimos diversos artigos sobre varizes postados no Fuja do Roxo para que você possa conhecer a fundo este problema, descobrir formas de se prevenir, tratamentos, cirurgias e dicas.
Tipos de Varizes
Há três tipos de varizes: veias tronculares (são grossas, saltadas e bem visíveis na pele), veias reticulares (azuladas ou esverdeadas, não são salientes, mas visíveis na pele) e as microvarizes (são os chamados “vasinhos”).
Todos os tipos de varizes devem ser tratados por um médico especialista (angiologista), em ambiente hospitalar ou no consultório.
Tratamento das varizes inclui géis e pomadas
Mais importante do que tratar as varizes é preveni-las. Porém, se o quadro já existir, são diversas as abordagens de tratamento que apenas o seu médico poderá indicar. Elas variam dependendo de cada paciente, e a sua escolha depende do tipo e do grau de varizes que você apresenta.
Varizes podem ser identificadas pelo próprio paciente
As varizes (do latim varix, que significa “serpente”) são veias dilatadas que se desenvolvem sob a superfície cutânea dos membros inferiores (pés, pernas e coxas) e que podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.
O próprio paciente é capaz de identificar a presença das varizes, já que elas são facilmente visíveis em função da espessura (“grossura”) e da protuberância das veias.
Sentar com as pernas cruzadas pode aumentar o risco de aparecimento de varizes?
Qual mulher que já não se deparou com esta pergunta. Afinal, pernas bonitas e saudáveis é o desejo de todas elas. E a presença de varizes, além de não ter um visual esteticamente positivo, indica complicações na circulação e no retorno sanguíneo no interior das veias.
Musculação pode causar varizes?
Muitos mitos e dúvidas norteiam o assunto “varizes”. Uma das principais dúvidas presentes na vida de homens e mulheres é sobre as verdadeiras causas do aparecimento de varizes. O fator genético deve sempre ser levado em conta, pois o aparecimento de veias tortuosas é condicionado principalmente pela hereditariedade.
A maneira correta de vestir a meia elástica
Pode parecer banal, mas existem algumas regrinhas essenciais que orientam sobre o uso correto da meia elástica. O modo como você a coloca pode assegurar que a meia produza a compressão correta às pernas, com incômodo mínimo, e evitando efeitos adversos.
Cirurgia de Varizes
A cirurgia de varizes deve ser realizada por um médico especialista, o cirurgião vascular, que fará o acompanhamento no pós-operatório, o que é fundamental.
Depilação com cera quente pode causar varizes?
Essa freqüente pergunta é outro mito. Não há nenhum dado científico comprovando que exista qualquer tipo de relação entre a utilização de depilação com cera quente e o surgimento de varizes.
Quais atividades físicas são recomendadas para quem tem varizes e/ou para quem já fez a cirurgia de varizes?
Se bem orientadas por profissionais especializados, as atividades físicas aliviam os sintomas.
Principais causas das varizes
As varizes surgem devido às veias que se dilatam e aparecem na superfície da pele, podendo ocorrer em homens e mulheres, surgindo com mais frequência nas pernas.
Principais dúvidas sobre varizes e hematomas
O uso contínuo de salto alto e depilação pode causar varizes?
Não existe nenhuma relação estabelecida entre a formação de varizes e depilação ou uso de salto alto, assim como não há influência com relação a carregar peso.
Gostou de nossas dicas e informações? Não deixe de compartilhar nas redes sociais e por e-mail.